domingo, 30 de janeiro de 2011

GENTE GRANDE, de Dennis Dugan

"Grown Ups" - EUA - 2010 - Comédia - 102min. Roteiro de Adam Sandler e Fred Wolf. Com Adam Sandler, Kevin James, Chris Rock, David Spade, Rob Schneider, Salma Hayek, Maria Bello, Maya Rudolph, Joyce Van Patten, Colin Quinn, Steve Buscemi.


Quem vê essa turma reunida, começa imaginar a quantidade de pastelão e baixaria que vai encontrar, principalmente se atentar para o diretor, o mesmo de Zohan - O Agente Bom de Corte, também  com Adam Sandler. A propósito, Dugan é o diretor fetiche de Sandler, já que trabalhou com este em nada menos que cinco filmes, sendo três os últimos trabalhos de Dugan. Se amam.

Mas voltando ao início, o pastelão até está lá (o gordinho Kevin James foi o escolhido), mas felizmente, a grosseria característica ficou bem amena.

Posso dizer que este é o mais próximo que Sandler e Dugan podem chegar de fazer um filme "para toda a família" (apesar de ter Rob Schneider no elenco), já que o enredo gira em torno de amigos de infância quarentões que se reunem em família para curtir um feriadão, fazendo coisas como cozinhar, brincar em um parque aquático, jantar fora e mostrar para os filhos que há vida além de video games e internet. E dessas situações triviais, o roteiro do próprio Sandler precisa fazer sua graça. Aí entra o entrosamento e a química impressionante do quinteto principal. Claramente improvisando bastante, os caras fazem com que todas as cenas em que estão juntos soem espontâneas e divertidas, tornando crível a idéia de que vivem uma amizade de décadas. Nem dá para falar em atuação; é realmente um encontro de amigos (sem comparar os filmes e atores pelamordedeus, mas é como considero o trabalho dos protagonistas de Onze Homens e Um Segredo).

Apesar de chover no molhado - "a vida adulta é um porre se comparada à juventude" - e mandar aquela "mensagem" final que o cinemão americano adora, o filme acaba pegando de jeito quem tem compromissos semelhantes e se coloca (ou se imagina) na situação de reunir bons amigos e familiares para curtir um período sem responsabilidades, urgências e prazos. Afinal, se fazemos amigos e constituimos família é com objetivo principal de nos sentir bem. Na juventude ou na maturidade, nos divertir ao lado de quem gostamos é o que faz a vida valer a pena.


NOTA: B


Nenhum comentário:

Postar um comentário