domingo, 27 de junho de 2010

ATIVIDADE PARANORMAL, de Oren Peli ("Paranormal Activity" - EUA - 2009 - terror - 86min) Roteiro: Oren Peli. Com Katie Featherston, Micah Sloat, Mark Fredrichs, Amber Armstrong, Ashley Palmer.

O mestre do terror Stephen King é o maior nome contemporâneo da literatura do gênero por um motivo: sabe como ninguém criar terror e suspense baseados na sugestão, apostando sempre na imaginação do leitor. Outro mestre, William Peter Blatty, escreveu O Exorcista e criou o romance de terror definitivo, estabelecendo que as mais assustadoras histórias são aquelas que tem como inimigo o demônio - a personificação do mal difundida ao longo dos milênios pelas mais diversas religiões.

Pois Oren Peli realizou um filme que além de utilizar o cão como inimígo, reluta em lhe dar um rosto, criando um dos ambientes mais sufocantes dos últimos tempos. O enredo é simples: um jovem casal americano é atormentado por inexplicáveis acontecimentos durante suas noites de sono, e decide colocar uma câmera ligada no quarto enquando dormem. Dizer mais que isso é estragar o susto alheio.

A aplicação de um recurso nada novo - a câmera subjetiva, com a forte impressão de filmagem amadora - contribui para criar o clima de medo crescente ao qual o espectador é submetido desde a primeira noite gravada pelo equipamento. O filme todo é visto pelo ponto de vista do casal, com a câmera na mão. O ambiente perturbador se estabelece desde os letreiros iniciais do filme, que fecha também de forma terrível. Assista à noite, com atenção, e torça para ter bons sonhos.

NOTA: A

Nenhum comentário:

Postar um comentário